Somos uma empresa que, prezando pela excelência acadêmica, confiança e acolhimento, voltamo-nos a alunos do ciclo básico de ensino (Ensinos Fundamental e Médio), com e sem dificuldades de aprendizagem. A Cognitare nasceu de uma demanda do idealizador, vista em sala de aula, de alunos que possuem dificuldades em ler e escrever. Desse modo, estruturamos nossos trabalhos, considerando as competências e habilidades da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos três processos-chave para a aprendizagem: interpretação, argumentação e solução de problemas.
Nossa metodologia se fundamenta nas teorias da Aprendizagem Mediada e da Modificabilidade Estrutural Cognitiva, de Reuven Feuerstein, e abrange aspectos tanto psicoemocionais quanto cognitivos dentro do processo de ensino-aprendizagem. A premissa norteadora de nossos trabalhos é:
O que está em questão é como o aluno aprende e em qual ritmo.
Destacamos também que a Cognitare considera a Educação para além de um fim utilitarista, ou seja, enxerga a aprendizagem também como meio emancipatório de conexão com o mundo e de compreensão da vida. Assim, vemos, no centro de todo o processo, a estrutura cognitiva dos alunos e a capacidade do ser humano em se modificar, a fim de melhorar todo tipo de aprendizado, promovendo o protagonismo e a autonomia de nossos alunos em suas próprias vidas.
O PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) é um conjunto de instrumentos que favorece o mapeamento dos processos de aprendizagem e estimula o desenvolvimento das funções cognitivas dos alunos, a fim de torná-las eficientes para amparar diferentes processos de aprendizagem. O PEI Standard está dividido em PEI 1 e PEI 2, pois aumenta gradualmente o nível de complexidade das atividades aplicadas, promovendo efetivo desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Este instrumento é fruto das teorias de Reuven Feuerstein, psicólogo e professor romeno, que desenvolveu as teorias da Modificabilidade Estrutural Cognitiva e da Experiência da Aprendizagem Mediada no ICELP (Centro Internacional pelo Desenvolvimento do Potencial de Aprendizagem), em Israel. Elas consideram a aprendizagem como um processo interno do indivíduo, sustentada por 28 funções cognitivas presentes em nosso cérebro, as quais podem se modificar a partir da mediação, reestruturando nosso pensamento e raciocínio, aprimorando, portanto, nosso aprendizado.
Por conta de direitos autorais, o uso deste material é restrito a mediadores certificados. O PEI é comercializado, bem como a formação de mediadores segundo Feuerstein, pelo Instituto CBM , em São Paulo, credenciado e reconhecido pelo Instituto Feuerstein, em Israel, e referência brasileira na formação de mediadores.
Sou Cassio Prado, bacharel e professor de Geografia, formado pela FFLCH-USP, e já atuante nas duas habilitações. Com pesquisa voltada para Políticas Educacionais e o Planejamento Urbano, realizei trabalhos de Licenciamento Ambiental e Urbano, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Geoprocessamento e Estudo de Impacto de Vizinhança. Também leciono para o Ensino Fundamental II e Médio, com vasto repertório de trabalho com diferentes materiais didáticos.
Possuo ainda formação em Mediação como estratégia de intervenção cognitiva para alunos com diferentes desenvolvimentos intelectuais, certificado internacionalmente pelo Instituto Feuerstein, de Israel.
Sou também coautor do livro "Olhares de jovens geógrafos para o Estado, a cidade e a educação", no qual são discutidas diferentes perspectivas de geógrafos para políticas públicas de ensino e de planejamento urbano.
Conheça o livroDada a natureza clínica de nossos trabalhos, é aconselhável que todos os serviços ofertados, com exceção da revisão e formatação textual, sejam solicitados em pacotes trimestrais, semestrais ou anuais. É inviável o desenvolvimento de qualquer tipo de aprendizagem sem um trabalho assíduo e constante, mais ainda por não se tratar aqui de aulas imediatas de reforço escolar para conteúdos específicos. A Cognitare se propõe a desenvolver a aprendizagem global do aluno, se debruçando no modo do raciocínio do aluno.
Priorizamos a mediação de Competências e Habilidades para alunos a partir dos 10 anos, com desenvolvimento intelectual comum ou atípico, mas que precisam de melhora na aprendizagem do ensino regular. Não há restrições das disciplinas nas quais os alunos apresentam dificuldades, uma vez que o foco do trabalho e dos instrumentos a serem mediados será a interpretação, a argumentação e a solução de problemas. Neste formato, o que será trabalhado com os alunos são instrumentos reais e escolares, elaborados na perspectiva da Mediação segundo Feuerstein.
Nós da Cognitare optamos por priorizar a aplicação do PEI a alunos a partir dos 10 anos que, além das dificuldades de aprendizagem, apresentam também um desenvolvimento intelectual atípico e, mesmo frequentando o ensino regular, necessitam de um trabalho paralelo que os auxilie na melhora de seus rendimentos acadêmicos. Consideramos aqui algumas psicopatologias, como as Síndromes de Down e Asperger, além do Autismo e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), dentre outras disfunções cognitivas como a Discalculia e a Dislexia. Não há restrições quanto às disciplinas que eles possuem mais dificuldades.
Este serviço se destina a alunos de cursos acadêmicos que necessitam de acompanhamento de escrita e argumentação, bem como revisão ou formatação de trabalhos (TCCs, Dissertações, Teses, Relatórios, dentre outros). Será feito na modalidade à distância ou semipresencial, podendo ser uma intervenção ortográfica e na formatação diretamente em textos prontos, ou acompanhamento de escritas em produção, seguindo um modelo de colaboração ou Coorientação, havendo, inclusive, mediação semântica.
Reestruture seu pensamento utilizando materiais e instrumentos próprios do universo escolar!
Melhore seu desempenho acadêmico superando suas dificuldades
intelectuais!
Entregue bons trabalhos acadêmicos com uma revisão ortográfica e semântica no modelo de coorientação!
Se você tiver alguma dúvida, envie sua mensagem.
Endereço: Centro Empresarial Mario Garnero | Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1485 | 2º andar | Torre Norte
Telefone: +55 11 3797 6821
WhatsApp: +55 11 983 492 480
E-mail: cassio.prado@cognitare.pro.br